MTS Atividade Lúdica - Módulo 9


O ENSINO DA TEORIA MUSICAL DE FORMA LÚDICA

Olá Pessoal! Compartilhando um vídeo com uma atividade e a importância da atividade lúdica para o ensino da teoria musical.





Falando em ensino da teoria musical para criança todo professor sabe que não é  não é uma tarefa fácil, é necessário muita dedicação e amor pelo trabalho pelo ensino, ainda mais quando este ensino tem como objetivo tocar em uma orquestra ou em grupo com outros músicos, este ensino não deve ser superficial precisa ser feito de forma precisa e de acordo o programa  mínimo de ensino para se formar uma organista ou um músico. Mas como ensinar para uma criança de sete oito ou nove anos a teoria musical de forma que eles se sintam interessados... É uma tarefa difícil, mas possível, sabemos que música contribui na educação da criança de varias formas e nós como professores de música temos que usar as ferramentas necessárias para esta educação.  Conforme Koellreutter (2001) “O professor entende que por meio do trabalho de improvisação abre-se espaço para dialogar e debater com os alunos e, assim, introduzir os conteúdos adequados.” Associar a música à educação implica em assumir uma postura dinâmica e interativa junto ao aluno, a atividade lúdica associada ao ensino de um conteúdo teórico facilita o processo de ensino e aprendizagem musical desperta o interesse do aluno contribui para a sensibilidade, concentração, a atenção, a socialização a interatividade entre professor – aluno,   aluno –professor, um conteúdo pode ser cansativo e entediado para o aluno mas se for aplicado de forma lúdica com alegria com  movimento e ritmo com certeza o aluno além de aprender não vai mais esquecer e desta forma o professor de música conquista o aluno e chama sua atenção para o conteúdo musical.
Pensando assim eu resolvi postar uma atividade realizada com uma aluna que precisava de um incentivo para aprender o módulo 9  do MTS onde e fala dos tons e semitons, com esta atividade do vídeo eu consegui atingir os meus objetivos e esta aluna sempre se mostra disposta e animada para repetir esta atividade.

REFERENCIAS:
______, Teca Alencar de. Koellreutter educador – o humano como objetivo da educação musical. São Paulo, Peirópolis, 2001.

Se gostaram compartilhem.


Comentários