Nesta pagina do blog colocarei algumas dicas sobre música, comportamento, postura e tudo que tiver de importante e que possa promover mais conhecimento para as organistas e músicos que estão aprendendo, para as instrutoras, professoras e para todos envolvidos com a música, o objetivo é apenas compartilhar e vocês podem copiar e levar adiante o que de melhor vocês encontrarem.
O tempo é curto mas pelo menos uma vez por mês estarei colocando alguma novidade, me sigam e assim vocês estarão atualizados sempre que disponibilizar alguma novidade.
Postura das organistas
As organistas devem sentar corretamente no órgão pois a má postura por muitas horas pode ocasionar uma série de problemas como dores na coluna lombar, cervical, nos braços e pescoço, é importante este cuidado para evitar dores mas também para melhorar técnica e a agilidade na hora de tocar.
Estética postural deve ser observada e aplicada por todos os músicos em todas as categorias de instrumentos.
Para instrumentos de teclas as mãos devem ser levemente arredondada, o polegar não deve ficar fora do teclado, o dedinho minimo não deve ficar erguido, a mão não pode ficar inclinada para o lado direito e nem esquerdo. A posição da foto é o modelo correto.
DICAS - Maneira correta de ESTUDAR OS HINOS
Para desenvolver bem os estudos e alcançar os objetivos as organistas devem estudar da seguinte forma e seguindo estas etapas.
ETAPA 1 – Leitura da mão
direita (Ex. hino 4)
- Fazer a Linguagem rítmica
- Solfejar (sem cantar) a melodia do hino novo (soprano)
- Solfejar e tocar a mão direita (soprano) com o dedilhado assinalado
- Tocar novamente a mão direita, incluindo a contagem dos tempos
ETAPA 2 - Leitura da mão esquerda observando bem o dedilhado assinalando e contando os tempos
ETAPA 3 - Leitura da pedaleira separadamente
ETAPA 4 - Juntar de 2 em 2 partes ( mão direita e mão esquerda) (mão direita e pedaleira) (mão esquerda com a pedaleira) contado os tempos depois fazendo a linguagem ritmica enquanto toca.
ETAPA 4 - Juntar as 3 partes (md/me/p) repetindo varias vezes até que consiga colocar no andamento o hino.
Só depois que cumprir estas etapas vocês estarão adiquirindo prática e habilidade e com o passar dos estudos tudo vai se tornando mais fácil, eu costumo dizer para minhas alunas que os vinte primeiros hinos são difíceis e demorados para entender e tocar com perfeição depois destes bem tocados nas etapas corretas ai sim o desenvolvimento e os resultados começam a ser mais rápidos.
Bons Estudos!!
Comentários
Postar um comentário