MTS - ORIENTAÇÕES E DICAS PARA O "GEM"



Olá Pessoal! 
 Aqui vai mais um lembrete para aquecer as aulas de música, os exercícios de relaxamento são muito importantes e devem ser aplicados antes e após as aulas, estes exercícios serve para prevenção das dores devido a má postura e auxilia na disposição do aluno para iniciar as aulas,  após a aula contribui para aliviar a tensão que geralmente acarreta no aluno, além da respiração é importante o relaxamento. Em menos de cinco minutos conseguimos fazer estas séries.


Relaxamento dos músculos do pescoço
Incline a cabeça para a esquerda, para a direita, para frente e para trás. Mantenha cada posição por
alguns segundos.

Giro de Ombro
Com os braços soltos e com as mãos apontadas para baixo, execute um movimento giratório nos
ombros para frente, por três vezes, e para trás, por três vezes.

Rotação dos punhos
Com os braços retos e abertos para os lados, gire lentamente as mãos em círculo, trabalhando os punhos.

Alongamento do Pescoço
Em posição sentada, sem encostar a coluna, mantendo-a ereta, inclinar a cabeça para o lado,
puxando-a com uma das mãos. Manter o outro braço esticado e com a mão em extensão.

Alongamento do Ombro
Puxar o cotovelo com uma mão até sentir alongar a região posterior do ombro.

Alongamento dos Extensores de Punho
Manter um dos braços estendidos. Dobrar o punho para baixo com o auxílio da outra mão. Repetir o
mesmo com a outra mão.

Alongamento  para a Região Lombar
Sentado em uma cadeira, lentamente soltar o peso do tronco sobre as pernas. Permitir que o peso do tronco alongue

os músculos da região lombar.


"O aluno  melhorará seu desempenho com as aulas de relaxamento".








A partir de hoje estarei colocando a disposição de materiais didáticos interessantes para serem usados durante os Grupos de Estudos (GEM) Estes materiais foram elaborados para contribuir com os encarregados, instrutores e instrutoras da CCB. Estes conteúdos foi elaborado para ser repassado e tenho imensa satisfação de publica-los neste blog



Orientação 1




A paz de Deus amados.
                  
O objetivo deste é o uso correto desta matéria constante no 5º módulo do MTS, sua real indicação, e também citar que, para a prática instrumental, podemos fazer uso de material específico. 
O MTS é sensacional!!! Provido de claras, resumidas e objetivas explicações, e de forma democrática, pois te incentiva a enriquecer o conhecimento através de consultas a outras fontes, assim cita o tópico 7 da "Instruções de Utilização do "MTS", motivando o complemento de matérias, livremente. Tudo em prol de um bom aprendizado.
Esta abordagem foi reproduzida amplamente nas reuniões do MTS que participamos. Inclusive, concluímos com a aplicabilidade aos GEMs, orientados por um dos irmãos da comissão.
Como complemento e enriquecimento desta matéria importantíssima e pouco estudada até então, cito o material apresentado nos masterclasses aqui na região, pelo querido irmão Amarildo Nascimento, professor de trompete e música de câmara da Faculdade Cantareira, trompetista solo da Orquestra Sinfônica da USP e profundo pesquisador do tema. Certamente atenderá a necessidade, quando da prática do instrumento.


   Segue o conteúdo analítico:


  "O cérebro não foi concebido para concentrar-se".
   A concentração se busca. O comum no humano é a distração.
   Passando os olhos sobre um texto, sem concentração, nada será absorvido.
   Nos GEMs, chegamos na correria, com "névoas" na mente, abalados emocionalmente devido às responsabilidades  (todos têm problemas). Parece-nos que a memória está um pouco fraca, não conseguimos memorizar.
   Ora parecemos ausentes, mesmo estando presentes.


   A primeira atitude a tomar para um bom estudo e a perfeita assimilação do que será apresentado, é o relaxamento físico e mental, que logo passará de relaxamento à disciplina. Feito isso, estaremos prontos para absorver uma boa explicação.

   Como alcançar esse tal relaxamento?

   Segundo o Dr. Eric Robins de Los Angeles - EUA, exercícios de respiração ajudam na clareza mental, descarga do stress diário e prepara para a concentração. 
   Os exercícios são tão eficazes que, segundo afirma o Dr. Robins, combatem até a hipertensão, insônia e síndrome de pânico.
   Séries e dicas de exercícios para essa finalidade, são amplamente retratados pelo palestrante J. R. Dela, com o tema  "Respiração e Concentração", frutos de suas extensas pesquisas.
   
   O neurocientista também norte americano, Dr. Larry Katz, diz que não prestamos atenção naquilo que fazemos mecanicamente, por isso esquecemos pouco tempo depois.
   Os exercícios de respiração reduzem os níveis de ansiedade, tranqüiliza e relaxa, diminui a inquietação e stress e desenvolve a paciência, deixando-nos prontos para concentrar-nos.

   Ao praticar os exercícios de forma consciente, profunda e ritmada (neste momento já estaremos com metrônomo, que foi inserido no 3º módulo), estaremos acalmando as flutuações da mente.
   A mente flutua em várias direções em segundos (ora parecemos ausentes, mesmo estando presentes), porém a respiração só tem um percurso: inspiração e expiração. Assim, praticar os exercícios, aquietará a mente.

   Logo, os exercícios contidos no MTS têm por objetivo preparar o candidato para absorver informações, e deverá ser praticado sempre no inicio das aulas nos GEMs.

   Quanto ao estudo prático no instrumento, quem ministra poderá aplicar outra série, específica, conforme delibera e incentiva o tópico 7 da "Instruções de utilização do MTS".

     Na aplicação do exercício, um dos especialistas consultados, cita ser interessante intervalo de 3 a 5 min. entre uma série e outra.

     Perguntas como essas, deverão surgir: 

     1- Como deveremos aplicar? 
          Sempre no inicio das aulas de teoria e percepção, antes de iniciar os estudos de solfejo.

     2- Em pé ou sentado? 
          Por se tratar de "relaxamento", pode ser aplicado sentado. Atente para a postura do candidato.

     3- Todas as séries?  
          Praticar apenas uma ou duas séries por aula. 

          Uma vez que o candidato "aprendeu" a respirar, deve focar apenas na ultima sequência da  série, que é o objetivo do exercício, pois reproduz o que normalmente acontece nos hinos, ou seja, levare (1/2 tempo inspira e 1/2 tempo segura) e 8 tempos de expiração (semifrase). As semifrases na maioria dos hinos são de 8 tempos. 

          Devemos instruir o candidato de que na sequência das respirações não terá o "segure", pois isso "quebraria" o ritmo/pulsação do hino. 
          Sempre lembrando que a respiração "rouba" parte da nota que antecede o sinal de respiração (impossível metrificar esse "roubo", porém o importante será a retomada do som, que acontecerá na nota seguinte à respiração. Esta sim deverá ser "a tempo", sem prejuízo do pulso, precisa e uniforme pelo conjunto musical. 

    Deus abençoe e prospere nosso trabalho nesta Obra.

    Claudio Moraes
    Sta Isabel - SP



Comentários