MTS - METRÔNOMO - ANDAMENTO


METRÔNOMO

Olá Pessoal Andamento dos hinos é um assunto muito importante e que causa dúvidas para muitos músicos, é importante lêr com atenção a estas explicações e desta forma vocês terão maior clareza neste assunto.





Andamentos dos Hinos   

Divergências na Interpretação das Indicações Metronômicas


O metrônomo é o aparelho que utilizamos para medir a velocidade empregada na execução musical.
Assim que nos deparamos com este objeto, percebemos que, manuseando poucos botões, temos pulsações rápidas e lentas. Quanto maior o número atribuído à velocidade, mais rápidas serão as pulsações que direcionarão nosso andamento. Quanto menor o número, mais lento será o andamento.

Pois bem...abrimos nosso Hinário em um Hino como o 177 (Eu Necessito Achegar-me) e nos deparamos com a indicação metronômica com a seguinte velocidade: 40 (mínima) e 50 (máxima). Ao ajustarmos este número em nosso metrônomo, percebemos pulsações lentas e logo concluímos: "Este é um hino lento". Então, abrimos no hino 399, cuja indicação metronômica mostra 120 (mínima) e 144 (máxima). Então pensamos: "Puxa! Que número alto!! Este é certamente um hino rápido".

Não nos damos conta de que a velocidade destes dois hinos é exatamente a mesma...

Então, por que erramos?
Por que olhamos para os números das velocidades mínima e máxima e esquecemos de atentar para a FIGURA que vem antes destes números!!

No hino 177, temos uma semínima pontuada antes dos números. Isto significa que, como é um compasso composto, em cada pulsação do metrônomo cabem TRÊS COLCHEIAS!
Se multiplicarmos 40 semínimas pontuadas pelas três colcheias, qual número teremos? 120!! Isto é, 120 colcheias por minuto, que é A MESMA velocidade mínima do hino 399!

O mesmo ocorre com o Hino 162 (Cristo Salvou-me), cuja velocidade máxima é 48 e o Hino 165 (Foi o Senhor Jesus), que tem velocidade máxima 144. Olhamos para o número 48 e tocamos aquela introdução beeeem lenta...porque é um número baixo...e disparamos na introdução do 165 porque vimos o número 144!
Agora, se fizermos as contas, 48 X 3= 144!! Ou seja, a velocidade é a mesma! A pulsação é que mudou! Devemos nos perguntar:
·        Qual é a figura que está ANTES da indicação metronômica do Hino 162? 
·        Qual é a figura que está ANTES da indicação metronômica do Hino 165? 

Assim, podemos concluir que, no Hino 162, assim como no 177, a pulsação do metrônomo está indicando a Unidade de Tempo (Divisão).

Já nos Hinos 399 e 165, a pulsação do metrônomo nos indicará a Unidade de Movimento (Subdivisão).


Bons Estudos




pesquisas: batera.com.br/Estudos/andamento-e-metrônomo

Comentários

Postar um comentário