Introdução
A musicalização infantil é o processo usado para conduzir a criança o jovem e o adulto à sensibilidade, a percepção e o entendimento das coisas, relacionando-as, questionando-as e buscando sua razão de ser.
Todos nós sabemos música esta presente na vida de todas as crianças desde seu nascimento. É constante nas mais variadas situações e permite que elas iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva. As pequenas melodias, par lendas, cantigas de ninar, brincadeiras cantadas com rimas encantam os bebes que tentam imitar e responder criando momentos significativos no desenvolvimento cognitivo e afetivo, responsável pelos laços tanto com os adultos quanto com a música. Em cada fase do desenvolvimento da criança a música está presente como parte integrante da nossa cultura, aparecendo naturalmente em nosso contexto social e educativo.
Na educação musical o trabalho pedagógico é possibilitar um ambiente de descoberta e revelação dos imaginários infantis, o processo pedagógico musical propõe a compreensão da linguagem musical a partir da reconstrução que ela realiza. Através da música e de forma lúdica a criança constrói seu conhecimento musical vivenciando brincadeiras e atividades musicais que desenvolve o processo de percepção, expressão, comunicação e reflexão a partir dos elementos musicais tais como: qualidades do som, som e silêncio, pulso, ritmos e outros.
VAMOS COMEÇAR...
1 MEU NOME É?
1 MEU NOME É?
Objetivo: -
Promover Interação e socialização e
diversão e desenvolver a criatividade.
Nome
das Crianças.
As
crianças poderão fazer apresentação de seus nomes com uma produção sonora feita
no próprio corpo. EX: Meu nome é Eduardo
Todos de pé e em círculo, o professor deve iniciar a brincadeira apresentando o seu
nome seguido de palmas e pulos.
Meu nome é?
Na palavra E- bater palma
Na palavra Du – bater mão direita no
peito do lado direito
Na palavra Ar – bater mão esquerda no
peito do lado esquerdo.
Na palavra Do – bater as duas mãos nas
pernas na altura da coxa.
- Esta atividade pode ser diversificada com
outras formas de produção sonora como pular, sapatear, estalar os dedos, fazer
gestos, caras e bocas enquanto se apresentam. Deixar os alunos usarem a
criatividade.- Outra possibilidade é todas crianças repetirem ao mesmo tempo os mesmos gestos e o nome do aluno quando ele terminar.
As crianças divertem muito com esta atividade
Vejam as demais atividades postadas neste blog
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
.
.
2 - MUSICALIZANDO CANTANDO E BRINCANDO
As canções infantis são muito importantes no processo de musicalização, com a poesia musical e o ritmo podemos criar muitas atividades para salas de aula, uma mesma cantiga pode render muito a nossa vivência musical dentro da sala de aula com valiosos elementos contribuintes aos nossos objetivos educativos. As atividades musicais combinada com as cantigas leva a criança a viver seu mundo de fantasia com a realidade passando de livremente de uma situação à outra.
As canções infantis são muito importantes no processo de musicalização, com a poesia musical e o ritmo podemos criar muitas atividades para salas de aula, uma mesma cantiga pode render muito a nossa vivência musical dentro da sala de aula com valiosos elementos contribuintes aos nossos objetivos educativos. As atividades musicais combinada com as cantigas leva a criança a viver seu mundo de fantasia com a realidade passando de livremente de uma situação à outra.
A aula de hoje para os alunos do 2º Ano foi realizada da seguinte forma:
Nome da canção - Lagarta Pintada.
Lagarta pintada quem foi que te pintou.
Foi uma menina que aqui passou
No tempo da areia levanta a poeira
Pega esta menina pela ponta da orelha.
Depois de cantar e as crianças estar bem familiarizada com a canção podemos sugerir trocar o personagem principal que é a Lagarta por Vaca Pintada, Cigarra Pintada etc, etc. As crianças adoram usar a criatividade nesta hora.
Todas as crianças estão sentadas e uma delas fica em pé na frente, os cantores começam a cantar e enquanto isso a criança que esta em pé aguarda a palavra “PEGA” neste momento ela se dirige a um menino ou menina pega na sua orelha e troca de lugar com ele (a). A criança que estava em pé senta no mesmo lugar da criança escolhida e a canção e a troca continua a todo vapor. Só pode trocar no momento tempo que todos cantam pela ponta da orelha só neste momento a criança é pega pela pontinha da orelha para dar lugar ao outro.
(Devemos sempre orientar as crianças para não apertarem a orelha do amiguinho, é só segurar de leve).
Esta atividade é diversão na certa. Os alunos não querem parar enquanto todos não trocam de lugar na sala de aula e durante a música vamos trocando o nome do personagem musical.
Os alunos não queriam parar mais de brincar.
3 SOM - PROPAGAÇÃO SONORA
ALO! QUEM FALA?
SOM: É tudo que impressiona os nossos ouvidos, o som se propaga pelo ar, pela água, pelos metais e por outros materiais.
Com esta frase eu início esta atividade que sempre realizo no inicio do ano, os alunos gostam e se divertem muito e aprendem brincando.
Objetivo: promover a interação, diversão e compreensão a respeito da propagação do som.
MATERIAL UTILIZADO
Pedaços de conduíte ou mangueira de Jardim.
Telefone confeccionado com dois copos de iogurte vazio e um barbante, quanto mais comprido o fio mais interessante fica a atividade.
METODOLOGIA:
· As crianças conversam umas com as outras através do conduíte ou telefone sem fio.
· A criança fala e a outra passa para os outros alunos o que ouviu através do condutor sonoro.
· A criança pode falar consigo mesma com uma ponta da mangueira na boca outra no ouvido.
A receita para construir o telefone sem fio e outras dicas vocês encontram no endereço abaixo.
Abraçossssss
Esta semana resgatei um antigo versinho que vem sendo transmitido ao longo de muitos anos através do convívio social e formando assim um elo entre as gerações. Os versos sempre são facilitador da expressão dos sentimentos entre as pessoas e são muito bem aceito pelos alunos durante as aulas de música.
Com as palavras do verso trabalhei a pulsação, a acentuação das palavras.
COM "A" ESCREVO AMOR
COM "P" ESCREVO PAIXÃO
COM "M" ESCREVO MARIA
MARIA DO MEU CORAÇÂO.
As crianças usaram as mais variadas criações para substituir a palavra M de MARIA, substituíram por P de PAPAI, M de MAMÂE, P de PROFESSORA, nome dos amigos, nome da professora e outros mais, o melhor disso tudo é que usaram a criatividade para fazerem outras combinações.
· Marcamos a pulsação rítmica, com palmas.
· Cada aluno apresentou a sua criatividade.
Alguns alunos disseram que vão escrever este verso para entregar com o presente no dia dos pais.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Comentários
Postar um comentário